Falta Planejamento
9 de setembro de 2009
Viajar, casar, se formar, ter um filho. Todas as ações de nossa vida precisam de um planejamento, pelo menos se quisermos que sejam bem executadas. Para uma empresa executar ações exige um planejamento maior ainda.
Planejamento é uma ferramenta de administração que tem como função analisar determinada situação, determinar objetivo e estratégias para executar ações específicas.
O que se nota nos veículos de comunicação de Teresina, no entanto, é a ausência de ferramenta tão importante para a organização de uma empresa. O portal GP1, o de maior acesso entre os portais piauienses, tem como missão básica levar informação à comunidade com menor nível de interferência possível. Ações de planejamento para atingir com êxito esse objetivo são inexistentes.
Em rápida pesquisa nota-se que nenhum veículo de comunicação tem estratégias de planejamento e ação administrativas. Há metas operacionais para os funcionários, como a comum prática de cotas de execução de tarefas.
A prática de planejamento dessas empresas está voltada para o planejamento comercial. Tudo ainda é feito e forma primitiva. Quando questionado sobre a existência de planejamento nessa área, João Carvalho, diretor executivo do portal GP1 afirma: “Nenhum, o planejamento é feito em cima de situações e acordo com a necessidade. Quando a gente pegou uma publicidade que exigiu toda a planilha e marketing, o planejamento de mídia e tudo, aí a gente foi e pediu para uma pessoa de fora fazer”.
Em 1974 Charles Thomas já dizia que o planejamento se transforma num enfoque administrativo pelos gerentes de todas as funções. E, como tal, o planejamento reabre a possibilidade de se explorarem novamente muitas oportunidades de aumentar a capacidade de competição.
Se o planejamento é tão importante, porque será que as empresas no Piauí deixam essa parte de lado? O que se percebe é um descaso e um planejamento primitivo, jornalista brincando de administrador. Mais se procura o lucro com os anunciantes. É tudo assim, na cara dura. O anunciante dá sem ver o planejamento e quem recebe gasta sem planejamento. Assim o repasse de verbas e o circulo vicioso continuam.
Planejamento estratégico para empresa de comunicação é uma área pouco explorada e que gera muitos frutos. Planejamento envolve trabalho minucioso e tempo, mas dá resultados a médio e longo prazo.
Planejar é procurar uma forma de ver o futuro e traçar metas para se chegar ao futuro desejado. Na era das novas tecnologias em que o mercado muda em um clique, sem planejamento, não é preciso de bola de cristal para saber que o futuro não será bom.
