Falta Planejamento

9 de setembro de 2009

Viajar, casar, se formar, ter um filho. Todas as ações de nossa vida precisam de um planejamento, pelo menos se quisermos que sejam bem executadas. Para uma empresa executar ações exige um planejamento maior ainda.
Planejamento é uma ferramenta de administração que tem como função analisar determinada situação, determinar objetivo e estratégias para executar ações específicas.
O que se nota nos veículos de comunicação de Teresina, no entanto, é a ausência de ferramenta tão importante para a organização de uma empresa. O portal GP1, o de maior acesso entre os portais piauienses, tem como missão básica levar informação à comunidade com menor nível de interferência possível. Ações de planejamento para atingir com êxito esse objetivo são inexistentes.
Em rápida pesquisa nota-se que nenhum veículo de comunicação tem estratégias de planejamento e ação administrativas. Há metas operacionais para os funcionários, como a comum prática de cotas de execução de tarefas.
A prática de planejamento dessas empresas está voltada para o planejamento comercial. Tudo ainda é feito e forma primitiva. Quando questionado sobre a existência de planejamento nessa área, João Carvalho, diretor executivo do portal GP1 afirma: “Nenhum, o planejamento é feito em cima de situações e acordo com a necessidade. Quando a gente pegou uma publicidade que exigiu toda a planilha e marketing, o planejamento de mídia e tudo, aí a gente foi e pediu para uma pessoa de fora fazer”.
Em 1974 Charles Thomas já dizia que o planejamento se transforma num enfoque administrativo pelos gerentes de todas as funções. E, como tal, o planejamento reabre a possibilidade de se explorarem novamente muitas oportunidades de aumentar a capacidade de competição.
Se o planejamento é tão importante, porque será que as empresas no Piauí deixam essa parte de lado? O que se percebe é um descaso e um planejamento primitivo, jornalista brincando de administrador. Mais se procura o lucro com os anunciantes. É tudo assim, na cara dura. O anunciante dá sem ver o planejamento e quem recebe gasta sem planejamento. Assim o repasse de verbas e o circulo vicioso continuam.
Planejamento estratégico para empresa de comunicação é uma área pouco explorada e que gera muitos frutos. Planejamento envolve trabalho minucioso e tempo, mas dá resultados a médio e longo prazo.
Planejar é procurar uma forma de ver o futuro e traçar metas para se chegar ao futuro desejado. Na era das novas tecnologias em que o mercado muda em um clique, sem planejamento, não é preciso de bola de cristal para saber que o futuro não será bom.

Sobre o Blog

Queria avisar que alguns erros (falta de acento, cedilha) se devem a falta deles no meu teclado que veio dos EUA.

Obrigada pela visita às minhas tão importantes notas de rodapé. Espero que elas não entrem em desuso como o trema [um minuto de silêncio]. Dedico meu site a todos os professores que um dia tiraram uma questão de prova da nota de rodapé. Que as Notas de Rodapé completem sempre o seu dia.

Notas de Rodapé

Uma nota de rodapé é uma anotação colocada no final da página de um texto utilizada para tecer breves comentários sobre uma dada passagem, para fazer ou esclarecer uma citação ou para apresentar a fonte da informação escrita no mesmo. A conexão entre o texto relevante e sua nota de rodapé é indicada com um número ou símbolo que é utilizado tanto depois do trecho quanto antes da nota de rodapé.

O que voce falta neste blog?

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP