Eleições nos States

29 de março de 2008

Photobucket


Quer entender como são feitas as eleições dos Estados Unidos? Então vamos lá.
Nos Estados Unidos as eleições são decididas pelos delegados eleitorais e não diretamente pela população, como é feito aqui na nossa pátria amada.

Primeiramente a população vai às urnas votar no seu candidato de escolha do jeitinho que agente faz obrigatoriamente pra se sentir cidadão aqui no Brasil. Só que, na verdade, eles estão elegendo quem vai ficar com os delegados eleitorais naquele estado. Se eu vou às urnas e voto no canditado X, mas o candidato Y ganha. É ele quem vai ter direito de, escolher quem ele quer como delegado eleitoral que vá representar meu estado lá no colegio eleitoral. O número de delegados que ele pode escolher é diretamente proporcional (estudou matemática ne?) ao número de Congressistas que esse estado tem, nem precisa dizer que quanto maior o estado mais Congressistas ele tem ne?.. Por isso que nos EUA o que é importante é ganhar nos maiores estados.

Então eu votei no candidato X, mas no meu estado que é pequeno, o candidato Y levou a melhor e pôde escolher os seus delegados eleitorais (evidentemente ele vai escolher aqueles que estão apoiando ele e vão votar nele né). Só que o meu candidato X ganhou nos estados maiores e escolheu os delegados eleitorais. Vai ter outra eleição só no colegio eleitoral pra ver quem ganha. Já fica subentendido que aquele que levou o maior numero de delegados eleitorais é o proximo presidente. Mas eles tem a liberdade de votar em quem eles quiserem.

Deu pra entender? Agora o que aconteceu com Al Gore foi que ele ganhou nos votos da população, a maioria votou nele (se fosse no Brasil ele teria ganho). No colégio eleitoral quem levou foi o Bush. Alguns dizem que o Bush comprou alguns votinhos, mas pragente que mora aqui no Brasil isso não é pecado, não é mesmo? Então abafa o caso e pede logo a pizza.

Espero que todo mundo tenha entendido direitinho. Minha candidata seria a Hilary Clinton. Ela está indo mal na campanha, perdendo. Essa semana cogitaram que ela renunciasse, mas ela disse que não o fará. O Barack Obama definitivamente tem a maior popularidade. É o primeiro negro contra a primeira mulher presidente dos Estados Unidos. Apesar que o Obama estava negando que essa era sua intenção no começo de sua campanha, mas agora que viu que isso estava ajudando mais que atrapalhando pareceu mudar de idéia. Ninguém quer ver o dedo do Bill ali no meio da candidatura da Hilary e ela disse que era a vez dela. Mas quando viu que o nome do Bill ajudava, ela resolveu mudar de idéia também. Mas como não estou acompanhando apropriadamente as eleições 2008 prefiro me calar e me preocupar com a recessão na economia americana. O que me deixa contente é saber que a população não está nada satisfeita com a administração Bush.

O que é visível na política dos States é a grande hipocrisia. Presidentes, governadores, congressistas são completamente crucificados quando têm sua vida sexual exposta. Aqui no Brasil é quase lei na Constituição os políticos terem amantes. As cuecas dos nossos políticos só são de interesse quando estão carregadas de dinheiro. Mas aqui eles já áprenderam. Usam cartão corporativo pra diminuir o volume na cueca. Ex-governador de New York vem pra cá, afinal das brasileiras você já provou que gosta.

Sobre o Blog

Queria avisar que alguns erros (falta de acento, cedilha) se devem a falta deles no meu teclado que veio dos EUA.

Obrigada pela visita às minhas tão importantes notas de rodapé. Espero que elas não entrem em desuso como o trema [um minuto de silêncio]. Dedico meu site a todos os professores que um dia tiraram uma questão de prova da nota de rodapé. Que as Notas de Rodapé completem sempre o seu dia.

Notas de Rodapé

Uma nota de rodapé é uma anotação colocada no final da página de um texto utilizada para tecer breves comentários sobre uma dada passagem, para fazer ou esclarecer uma citação ou para apresentar a fonte da informação escrita no mesmo. A conexão entre o texto relevante e sua nota de rodapé é indicada com um número ou símbolo que é utilizado tanto depois do trecho quanto antes da nota de rodapé.

O que voce falta neste blog?

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP