Direito.. ou seria esquerdo?
31 de março de 2008

O Brasil enfrenta hoje uma superpopulação de Advogados. Se não Advogados pelo menos de estudantes/formandos/bacharéis em Direito. Por que nem todos os que soltam foguetes no resultado do vestibular passam no teste da OAB. Se é que alguém hoje em dia ainda solta foguete por ter passado em direito. São tantas faculdades, tantos cursos oferecidos e com tanta facilidade no pagamento e execução do curso que a qualquer hora, qualquer um pode passar em um curso de Direito. A verdade é que o curso de Direito virou um bom négocio. Cursos intensivos de dois anos, cursos à distancia.. imagina só fazer um curso e nem pisar na faculdade, nem pra receber o diploma. Mas e cadê a paixão nisso tudo? Cadê a inspiração ao ouvir um professor falar, aquele professor que você vai provavelmente citar na sua monografia? Cadê a paixão por defender os fracos e oprimidos?
Eu lembro de assistir filmes, seriados e ver um advogado falar perante o juíz e dar um discurso maravilhoso e fazer um júri que estava com a condenação na mão pensar duas vezes. Será que nenhum dos novos acadêmicos de Direito assistiu aos mesmos filmes e seriados que eu? Eu que nunca tinha pretenção de cursar Direito saía com vontade ao término do filme. E mais futuramente mal sabia que eu iria prestar vestibular de Direito. A inscrição era de graça (eu ja falei que as facilidades são muitas), e depois de prestar o vestibular eu passei, pra minha surpresa. Mas eu fiz um favor a todos e não me matriculei. A cada esquina você encontra um Advogado, e só na minha família você encontra três. Nunca fui boa com esse négocio de "modinha".
Os novos universitários cursam Direito por simples mercadologia. Ao entrar numa sala de direito e perguntar quantos querem realmente advogar 10% da classe vai levantar a mão. Se perguntar quantos ali estão por concursos públicos o restante da turma vai levantar a mão e provavelmente alguns dos que levantaram a mão anteriormente vão tornar a fazê-lo.
Marquem minhas palavras, muitos dos estudantes de direito vão acabar com o diploma empoeirado na parede. Sem nem um concurso público no fim do mês. Além de ter que lidar com o grande número na concorrência, há os concursos públicos fraudulentos, com provas vazadas, sem o dinheiro devolvido, e aqueles que depois da prova não chamam ninguém. Qual a esperança pra uma carreira de Advogado brilhante? Elas ainda vão existir, para aqueles que não se preocuparem com o mercado. O mercado é devastador e impiedoso só ficam os melhores. E são os apaixonados que no final sobrevivem e são escolhidos.
Se você é mais um dos que cursa vá imediatamente a locadora de vídeos mais próxima e peça uma dica dos melhores filmes de advogacia. Ainda há esperança que você possa se apaixonar.
A chuva de concursos públicos distorceu a noção de Direito. Se você é um aspirante universitário melhor ir na direção esquerda, por que Direito é uma mão única congestionada.
